voltámos ao blog!

Agora o 2Traços integra a in-temp design e terá novos conteúdos todos os meses. O que para nós começou por ser uma forma de partilhar o Design de Interiores, neste momento vai muito além disso. A vontade de criar mais cresceu e passámos a ser uma empresa. Um ano e meio depois do lançamento oficial, queremos fazer mais, mostrar mais e informar-vos mais. Esperamos que continuem a percorrer este caminho connosco.

Tendo em conta a pandemia que atravessamos, gostaríamos de partilhar convosco algumas ideias acerca do regresso aos escritórios. Seja por falta de meios, ideias ou simplesmente tempo, ainda existem algumas empresas em que o espaço de trabalho não é pensado e organizado com o foco nas funções exercidas por cada colaborador.

image

A falta de luz natural ou a iluminação desadequada, os open spaces com layouts pouco funcionais e a falta de espaços adequados para as pausas, são apenas alguns dos pontos com que já nos deparámos. A diminuição das funções remotas e o regresso das pessoas ao seu local de trabalho deve ser preparado. Não estamos a falar apenas de colocar divisórias de vidro ou acrílico e dar espaço ao mobiliário existente. Isso foi a solução provisória usada numa primeira fase. A longo prazo devem-se repensar os espaços tendo em mente o bem estar de quem os utiliza.

O que vos aconselhamos é projetar escritórios confortáveis, que fomentem a produtividade e que permitem aos colaboradores gerir a forma como querem trabalhar.

A iluminação errada pode provocar: fadiga visual e mental, dores de cabeça, desmotivação, entre outros. A queda da produtividade será inevitável e terá consequências futuras, pois a visão está constantemente em esforço por longos períodos de tempo. A temperatura da própria luz pode promover uma sensação de bem-estar.

O layout desadequado pode dificultar o fluxo interno das pessoas e das equipas e cria fatores de distração para as equipas que nele realizam o seu trabalho do dia-a-dia. Um espaço funcional traz uma série de benefícios, sendo alguns deles: utilização eficaz dos espaços disponíveis, redução de tempo dos processos e maior facilidade na supervisão das atividades.

image (2)

As pausas e momentos de descontração também fazem parte e é importante ter ambientes que permitem as pessoas relaxar. Ter um escritório que é apenas isso, um escritório, causa mais tensão a quem o utiliza.

Projetar um espaço de trabalho focado no tipo de funções executadas, com luz natural, sempre que isso seja possível e uma iluminação direcionada e pensada para cada posto, é a melhor forma de harmonizar o ambiente e garantir o conforto dos colaboradores. Além de que, o ambiente pode transmitir a imagem da empresa, seja nas cores aplicadas ou peças personalizadas. É importante mostrar a identidade e a cultura empresarial.