# 24 – Pedaços de História

Em todas as áreas existe história, momentos marcantes que determinaram rumos futuros. Hoje vou falar-vos de peças icónicas que fazem parte da história do Design. Podem ser originais ou recriações fiéis, mas continuam a fazer parte do nosso dia-a-dia, sem sequer nos apercebermos disso. Às vezes têmo-las em casa ou no escritório do trabalho, também são comuns nos hall de entrada de empresas. Não é uma adivinha descansem, são apenas cadeiras.

collage 2.jpg

Model 3107

É um dos modelos mais copiados do mundo e continua muito presente nos dias de hoje. Criada em 1955 por Arne Jacobsen que aplicou pela primeira vez a técnica de folha de madeira modelada em três dimensões. Facilmente encontramos recriações em várias marcas, permitindo-nos ter uma peça de design em casa.

collage4.jpg

Ghost Chair

Reinventando, em 2002, a clássica cadeira de braços de Louis XVI, Philippe Starck criou uma inovação técnica com um estilo histórico. Feita através de um molde injetavel com policarbonato transparente, as linhas e geometrias da peça original estão bem presentes. Apenas um grande designer poderia ter a genialidade de transformar uma peça histórica em algo completamente fora da caixa.

collage5.jpg

Eames Lounge Chair

A cadeira e repousa pés clássicos, desenvolvidos através de folha de madeira moldada e couro foram objeto de estudo por parte de vários designers ao longo dos anos. É peça de museu em Nova Iorque e escolha frequente para salas de estar por esse mundo fora. O seu lançamento foi em 1956 por Charles e Ray Eames e ganhou fama ao aparecer no programa de televisão Arlene Francis Home, transmitido pela NBC.

collage 1.jpg

Barcelona Chair

Fazendo justiça à máxima do seu criador, Mies van der Rohe, que “menos é mais”, este objeto é a fusão do movimento moderno com a elegância. Apesar da sua aparência industrial exige muito trabalho manual. É um clássico intemporal muito comum em entradas de grandes empresas.

collage 3.jpg

Le Corbusier Armchair

Uma das poltronas mais famosas da história, com base em tubo de aço, incorpora uma elegância descontraída e intemporal. Desenhado em 1928, mas produzida apenas em 1965 por Le Corbusier em conjunto com Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand.

 

Se quiser ter uma peça de design na sua sala de estar ou hall de entrada, aqui tem as melhores sugestões. Ícones intemporais que marcam qualquer espaço em que estejam presentes. Temos mais sugestões para partilhar. Siga-nos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *