Quando inciamos a escolha de cores para uma casa, podem-nos ocorrer variadas ideias para tons, padrões, o ambiente a criar com as mesmas, etc. É nessa altura que podemos inserir um Papel de Parede. Este nosso amigo, que voltou a estar na moda há alguns anos, pode ser um grande aliado na criação de espaços bonitos e únicos. De fácil aplicação e grande durabilidade, menor do que uma tinta, mas que permite múltiplas opções ao contrário da pintura que será sempre mais estanque e menos versátil.
Há que desmistifcar a ideia de que é difícil aplicá-lo, hoje em dia já existem múltiplas ferramentas que facilitam essa tarefa, seja em pequenas ou grandes superfícies. Não é tão fácil como pegar num rolo e aplicar uma qualquer tinta, mas também não é o bicho papão da bricolage. Se gosta de padrões é a escolha perfeita, pois os dias das paredes lisas e todas de uma só cor já vão um pouco longe. Imaginando um Hall de Entrada com dimensões reduzidas, se a escolha for um papel de parede com riscas e as mesmas ficarem na horizontal, terá a sensação de que o espaço é maior do que a realidade.
Já existem inúmeras opções no mercado que satisfazem todos os gostos, desde imitações de madeira ou pedra, a padrões florais, padrões geométricos tipo mosaico, com brilho ou mate. Basta saber o que se gosta e o que se pretende transmitir no espaço em que se irá colocar, e por vezes o mais difícil é decidir a parede em que se irá colocar. Para ser um ambiente mais leve e marcar apenas uma pequena diferença, basta aplicar numa parede, normalmente a oposta à porta de entrada para criar maior impacto. Caso se queira dar maior destaque às paredes e simplificar no mobiliário a colocar, aí sim a aplicação é total. O toque de charme que este material confere, pode transformar completamente uma divisão.