6 tendências a implementar em 2022

Quando surgem as tendências de cada ano, pode-se pensar que na nossa casa não é possível implementar, ou que não vai ficar bem com os elementos que já temos, mas às vezes de uma forma bastante simples podemos atualizar o espaço que temos. Olhando para as tendências deste ano, existem algumas que são fáceis de aplicar envolvendo poucos custos.

Padrões e cores arrojados

Podem ser aplicados com pintura de paredes e/ou papel de parede, só precisa de ter em atenção as dimensões da divisão. Convém ser uma divisão ampla e grande, senão pode criar um efeito indesejado de “fecho” do espaço. Se quisermos fazer uma abordagem mais simples desta tendência, podem-se utilizar padrões arrojados em pequenos elementos decorativas, ou peças que se destaquem no espaço.

Casas mais tecnológicas

 

Cada vez mais as casas vão além do espaço em que vivemos e a tecnologia, que nos facilita a vida em muita coisa, tem evoluído e integra-se muito nos interiores. A domótica tem vindo a ser cada vez mais desconstruída e está mais ao alcance de todos, já existem soluções económicas que facilmente adquirimos e montamos nos nossos passos com relativa facilidade, não sendo necessário partir paredes ou chamar um técnico para fazer grandes instalações. Ter o controlo de tomadas e interruptores à distância mesmo estando fora de casa, o aspirador robô que nos deixa o chão limpo sem termos de nos cansar, ou o purificador de ar que nos ajuda a respirar melhor, são apenas alguns dos exemplos do que a tecnologia tem de melhor para a nossa casa.

Ambientes exteriores

Após vários períodos de confinamento à volta do mundo, olhamos para os espaços exteriores da nossa casa com uma nova perspetiva. Colocar mobiliário de exterior mais sofisticado e refinado ou criar zonas de plantas verdes (mesmo que o espaço seja pequeno, pode-se sempre optimizar), são algumas das dicas que esta tendência nos dá.

Regresso de detalhes tradicionais

Algumas antiguidades na decoração, podem ser uma excelente forma de começar. Também se podem colocar alguns frisos em paredes ou peças de mobiliário. Sem grandes exageros, estes apontamentos tradicionais ajudam a criar um ambiente mais eclético.

Trazer o exterior para o interior

 

É também uma das premissas deste ano. A tendência de abraçar mais o exterior move-se também para dentro das nossas casas, escritórios, lojas, etc. A Natureza inspira o reaparecimento das superfícies naturais: a terracota, o mármore, o travertino, entre outros vão ser usados em forras de parede, móveis e objetos decorativos. A natureza crua, porosa e imperfeita desses materiais orgânicos adiciona profundidade, alma e curiosidade visual, ao mesmo tempo que espelha o exterior no interior.

Espaços versáteis

 

Mais um ensinamento que a pandemia nos deixou. Já não temos apenas uma sala de estar, temos uma sala de estar que também tem um escritório integrado, provavelmente a nossa mesa vai continuar a servir de mesa de reuniões fora do horário das refeições e por aí adiante. Irá continuar a ser comum o quarto livre lá de casa ser o escritório e também o ginásio. É bom olharmos para a nossa casa com carinho e percebermos que podemos retirar muito mais proveito do tempo se tivermos ambientes otimizados para todas as nossas necessidades.

Podemos sempre ser criativos com os nossos espaços. Mesmo que pareça impossível, às vezes é apenas uma questão de escala, ou seja, sem fazer mudanças radicais podemos aplicar as tendências em peças de mobiliário que já temos, na aparência das parede ou em elementos decorativos.

 

Se tiverem dúvidas de como aplicar estas tendências nos vossos espaços, contactem-nos através do nosso web site em https://in-temp.com/#contactus